sépala - définition. Qu'est-ce que sépala
Diclib.com
Dictionnaire ChatGPT
Entrez un mot ou une phrase dans n'importe quelle langue 👆
Langue:     

Traduction et analyse de mots par intelligence artificielle ChatGPT

Sur cette page, vous pouvez obtenir une analyse détaillée d'un mot ou d'une phrase, réalisée à l'aide de la meilleure technologie d'intelligence artificielle à ce jour:

  • comment le mot est utilisé
  • fréquence d'utilisation
  • il est utilisé plus souvent dans le discours oral ou écrit
  • options de traduction de mots
  • exemples d'utilisation (plusieurs phrases avec traduction)
  • étymologie

Qu'est-ce (qui) est sépala - définition

Sépalas
  • Exemplo de extremo desenvolvimento das sépalas, a flor de ''Aristolochia gigantea'', ou [[papo-de-peru]], é formada basicamente por um cálice super desenvolvido. As pétalas são minúsculas.
  • Detalhe das pequenas flores da [[palmeira]] ''Dypsis lutescens'', conhecida como [[areca-bambu]], destacando a posição externa da sépala.

Sépala         
f.
Cada um dos folíolos dos cálices das flôres.
(Do lat. "separ")
sépala         
sf (fr sépale, de sépar(er)+(pét)ale) Cada um dos folíolos que formam os cálices das flores.
Sépala         
Sépalas são peças legais da flor, situando-se no verticilo mais externo desta. São estruturas foliáceas, normalmente menores e mais consistentes do que as pétalas, e na maior parte dos casos têm a função primordial de proteger o botão floral, fechando-se sobre este antes da antese.

Wikipédia

Sépala

Sépalas são peças legais da flor, situando-se no verticilo mais externo desta. São estruturas foliáceas, normalmente menores e mais consistentes do que as pétalas, e na maior parte dos casos têm a função primordial de proteger o botão floral, fechando-se sobre este antes da antese. O conjunto de sépalas de uma flor é conhecido como cálice.

As sépalas são usualmente esverdeadas, mas, como quase todas as partes de uma planta, assumem uma incrível variedade de formas e funções, de acordo com cada espécie.

Na família Malpighiaceae, por exemplo, a face dorsal das sépalas apresentam glândulas de óleo, que é recolhido por abelhas enquanto estas, acidentalmente, polinizam a flor. Em algumas Euphorbiaceae, as flores não possuem pétalas, e cabe às sépalas assumir a função de atrair polinizadores. Adaptações extremas com esse fim também podem ser observados na família Aristolochiaceae. Em Theaceae, algumas espécies conservam as sépalas mesmo durante o desenvolvimento do fruto, talvez como uma proteção adicional a este contra predadores. Enquanto isso, em Lecythidaceae as sépalas não passam de estruturas reduzidas e com aspecto semelhante ao restante do cálice, ofuscado pela exuberância das pétalas e estames, e aparentemente sem função.